BÔ ENERGIA
POWERED BY WACT

A solução de transição energética para São Tomé
O projeto Bô Energia tem como principal objetivo criar uma solução energética que conduza à redução do uso de lenha e carvão nas atividades domésticas da população de São Tomé e Príncipe.
A proposta de valor é a utilização de briquetes, produzidos através de resíduos vegetais. Pretendemos utilizar a serradura, proveniente do trabalho da madeira, numa fase inicial, e outras biomassas numa segunda fase, para a produção de briquetes.


OS OBJETIVOS
- Sensibilização da população para os riscos ambientais e sociais da queima e consumo de carvão vegetal;
- Produção e comercialização de briquetes, substituindo a cadeia de valor do carvão pela cadeia de valor de briquetes;
- Formação e apoio ao empreendedorismo dos carvoeiros, oferecendo uma alternativa de emprego e de renda aos carvoeiros.
2018
Prémio BET Social Entrepreneur
2019
Prémio Yves Rocher, Terre de Femmes
A EQUIPA

Bruno Moreira

Ana Lagoa

Mariana Valério

Daniela Rodrigues

Maria Luísa Leite

Fernando Araújo

José Saraiva
A oportunidade de participar na ação de voluntariado ao serviço do projeto Bô Energia em S.Tomé e Principe foi extremamente gratificante e enriquecedora, permitindo-me contribuir de forma significativa para o bem-estar da comunidade.
Trabalhar em conjunto com os outros voluntários e membros da comunidade foi uma experiência incrível. A dedicação, empatia e espírito colaborativo de todos os envolvidos me inspiraram profundamente e me mostraram o poder do trabalho em equipe.
Acredito que o voluntariado é uma forma poderosa de impactar positivamente a vida das pessoas e fortalecer os laços comunitários. Estou verdadeiramente grato pela oportunidade de ter contribuído para esta causa e recomendo a todos que considerem participar em ações de voluntariado. É uma experiência que não apenas enriquece quem recebe a ajuda, mas também quem oferece.
O Bô Energia fez-me perceber o quão pequeninos somos por nos autodenominarmos o povo do desenrasque. Nós, portugueses, somos falsos desenrascados porque temos todo o material e ferramentas que nos permitem sair de uma situação complicada. O povo São Tomense sim, é um povo desenrascado porque consegue sempre encontrar uma solução simples para um problema complicado, e mais impressionante que isso, sem usar materiais de compra e ferramentas elétricas.
Este projeto fez-me ver que há muito que podemos ensinar e construir para melhorar o dia-a-dia deste povo, mas no final, e "sem querer", quem aprende mais, somos nós.
O Bô Energia faz parte da minha vida desde 2022 como voluntária.
Embarquei neste projeto de voluntariado porque fez sentido para mim, tanto o local em São Tomé e Príncipe (STP) quanto o projeto em si.
Ao chegar, avaliei tudo o que me foi transmitido e pus mãos à obra. Para mim, foi uma lufada de ar fresco. Todos os itens do projeto — descarbonização, biomassa, empreendedorismo social e sustentável, formação, gestão e relações públicas — foram implementados no terreno. Desenvolvi uma forte ligação com São Tomé, deixando por lá amigos, conhecidos e uma grande vontade de ver o projeto crescer.
O testemunho que posso deixar a próximos voluntários:
Venham fazer parte deste enriquecedor projeto. Tragam em mente que nem tudo é perfeito; todos os dias temos que nos adaptar, entranhar na cultura local e deixar as coisas fluírem.
Cito a Irmã Lúcia, que tem uma missão em Neves, STP:
"O verdadeiro espírito de voluntariado começa quando regressas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur laoreet cursus volutpat. Aliquam sit amet ligula et justo tincidunt laoreet non vitae lorem. Aliquam porttitor tellus enim, eget commodo augue porta ut. Maecenas lobortis ligula vel tellus sagittis ullamcorperv vestibulum pellentesque cursutu.
