BÔ ENERGIA
POWERED BY WACT

A solução de transição energética para São Tomé
O projeto Bô Energia tem como principal objetivo criar uma solução energética que conduza à redução do uso de lenha e carvão nas atividades domésticas da população de São Tomé e Príncipe.
A proposta de valor é a utilização de briquetes, produzidos através de resíduos vegetais. Pretendemos utilizar a serradura, proveniente do trabalho da madeira, numa fase inicial, e outras biomassas numa segunda fase, para a produção de briquetes.


OS OBJETIVOS
- Sensibilização da população para os riscos ambientais e sociais da queima e consumo de carvão vegetal;
- Produção e comercialização de briquetes, substituindo a cadeia de valor do carvão pela cadeia de valor de briquetes;
- Formação e apoio ao empreendedorismo dos carvoeiros, oferecendo uma alternativa de emprego e de renda aos carvoeiros.
2018
Prémio BET Social Entrepreneur
2019
Prémio Yves Rocher, Terre de Femmes
A EQUIPA

Bruno Moreira

Ana Lagoa

Mariana Valério

Daniela Rodrigues

Maria Luísa Leite

Fernando Araújo

José Saraiva
A oportunidade de participar na ação de voluntariado ao serviço do projeto Bô Energia em S.Tomé e Principe foi extremamente gratificante e enriquecedora, permitindo-me contribuir de forma significativa para o bem-estar da comunidade.
Trabalhar em conjunto com os outros voluntários e membros da comunidade foi uma experiência incrível. A dedicação, empatia e espírito colaborativo de todos os envolvidos me inspiraram profundamente e me mostraram o poder do trabalho em equipe.
Acredito que o voluntariado é uma forma poderosa de impactar positivamente a vida das pessoas e fortalecer os laços comunitários. Estou verdadeiramente grato pela oportunidade de ter contribuído para esta causa e recomendo a todos que considerem participar em ações de voluntariado. É uma experiência que não apenas enriquece quem recebe a ajuda, mas também quem oferece.
O Bô Energia fez-me perceber o quão pequeninos somos por nos autodenominarmos o povo do desenrasque. Nós, portugueses, somos falsos desenrascados porque temos todo o material e ferramentas que nos permitem sair de uma situação complicada. O povo São Tomense sim, é um povo desenrascado porque consegue sempre encontrar uma solução simples para um problema complicado, e mais impressionante que isso, sem usar materiais de compra e ferramentas elétricas.
Este projeto fez-me ver que há muito que podemos ensinar e construir para melhorar o dia-a-dia deste povo, mas no final, e "sem querer", quem aprende mais, somos nós.
O Bô Energia faz parte da minha vida desde 2022 como voluntária.
Embarquei neste projeto de voluntariado porque fez sentido para mim, tanto o local em São Tomé e Príncipe (STP) quanto o projeto em si.
Ao chegar, avaliei tudo o que me foi transmitido e pus mãos à obra. Para mim, foi uma lufada de ar fresco. Todos os itens do projeto — descarbonização, biomassa, empreendedorismo social e sustentável, formação, gestão e relações públicas — foram implementados no terreno. Desenvolvi uma forte ligação com São Tomé, deixando por lá amigos, conhecidos e uma grande vontade de ver o projeto crescer.
O testemunho que posso deixar a próximos voluntários:
Venham fazer parte deste enriquecedor projeto. Tragam em mente que nem tudo é perfeito; todos os dias temos que nos adaptar, entranhar na cultura local e deixar as coisas fluírem.
Cito a Irmã Lúcia, que tem uma missão em Neves, STP:
"O verdadeiro espírito de voluntariado começa quando regressas.
