SPIRIT EXPERIÊNCIA

SUMMER EDITION

TEST YOUR SPIRIT

O QUE É ?

O Spirit Experiência: Summer Edition é um programa de voluntariado intercultural em São Tomé e Príncipe, rico em aprendizagens pessoais e sociais.

 

O programa é desenvolvido em parceria com organizações locais, com duração de 3 semanas em terreno.

 

Destinado a pessoas com vontade de colocar em prática as suas competências e paixões para resolver desafios da comunidade local e criar um impacto positivo.

Desafia-te a sair da zona de conforto! 

O QUE VOU ADQUIRIR ?

APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

BOAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO NÃO ASSISTENCIALISTA

TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ESTRUTURA DA FORMAÇÃO

Neste programa vais fazer parte de um voluntariado internacional em São Tomé e Príncipe com acompanhamento e orientação de um coordenador de campo, em parceria com organizações locais, com foco nas necessidades destas organizações locais e, em segundo plano, nos problemas sociais, que o tornará um verdadeiro Changemaker, desenvolvendo competências pessoais e aprendendo conceitos de impacto social, durante o período de três semanas. Sem dúvida, será uma incrível e única experiência de vida, de partilha e descoberta pessoal!

PROJETOS INTEGRADOS AO PROGRAMA

Ambiental: 
 
Os resíduos de plástico e outros tipos de lixo acumulam-se diariamente pela ilha verde de São Tomé e são um problema cada vez mais visível e urgente. O aumento do consumo de produtos importados e o deficiente sistema de recolha de lixo têm contribuído muito para isso. Ensinar as crianças acerca da reutilização dos plásticos e outros resíduos, impactos do lixo no ambiente e na nossa saúde, jardinagem e upcycling ajudará a reverter esta tendência e proteger este paraíso no oceano Atlântico.
 
Como voluntário/a no projeto de Educação Ambiental, serás integrado/a numa organização local de ensino, dando apoio nas atividades diárias e criando micro projetos e atividades sobre reciclagem e upcycling outdoor, sustentabilidade, conservação, jardinagem, entre outros. Precisarás de planear a tua intervenção dentro destas áreas, por isso tem em mente ser criativo, dinâmico e divertido, pois isso ajudará a manter as crianças envolvidas.
 
Como voluntário/a, terás um papel fulcral na educação e mudança de hábitos destas crianças, ao mesmo tempo que desenvolves competências e adquires ferramentas na medida em que:
 
– serás um exemplo e ensinarás as crianças a reutilizar os resíduos e valorizar o meio ambiente;
– criarás espaços de experimentação, partilha e aprendizagem;
– irás adquirir competências de comunicação e trabalho em ambiente multicultural;
– ganharás experiência no setor de ensino e da pedagogia;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.
 
É esperado que os voluntários dediquem cerca de 5 horas diárias ao projeto, e para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.
 
ODS: #11 #13
 
 
Fotografia, Comunicação e Multimédia:
 
Usa as tuas habilidades criativas e digitais para ajudar as organizações locais em São Tomé e Príncipe a aumentarem a sua visibilidade. Se tens conhecimentos técnicos em fotografia, vídeo, comunicação, webdesign e/ou redes sociais, esta é a oportunidade de colocares as tuas competências ao dispor da missão de uma organização social.
 
Estes tipos de competências são habitualmente inacessíveis à maior parte das ONG sem fins lucrativos. Quando o foco é a sua missão e os seus beneficiários falta tempo, espaço e competências técnicas para fazer um bom trabalho de comunicação e marketing, que muitas vezes tem um grande peso para poderem comunicar adequadamente o seu trabalho e o seu impacto.
 
Como voluntário/a neste projeto de Fotografia, Comunicação e Multimédia, com experiência no setor das tecnologias criativas e da comunicação, vais estar a ajudar as organizações locais a aumentar o seu alcance e exposição, desenvolver e atualizar sites, participar nas ações de terreno captando os melhores momentos da sua atividade, criando material de comunicação, tirando fotografias e capturando vídeos das suas atividades. Isto tudo ao mesmo tempo que expandes o teu portfólio e aprendes mais sobre as questões sociais e ambientais que São Tomé enfrenta.
 
As organizações geralmente não têm os recursos necessários disponíveis, por isso seria uma mais-valia trazeres o teu próprio equipamento como computador, software de design (Adobe Creative Suite ou equivalente) e/ou equipamento fotográfico.
 
Como voluntário/a, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:
 
– irás contribuir para aumentar o alcance e o impacto das organizações;
– irás por as tuas competências à disposição das comunidades locais;
– ganharás experiência na tua área;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.
 
ODS: #17
 
 
Empoderamento Feminino:
 

 

Trabalhar o empoderamento feminino e cívico em São Tomé e Príncipe é fazer parte de uma mudança estrutural e sistémica, basilar para o desenvolvimento do país. Como voluntário, terás a oportunidade de integrar um projeto local que, através da educação informal, pretende tanto desmitificar (pre)conceitos na sociedade são-tomense como enaltecer o poder/valor da mulher. 
 
A mulher tem um papel fundamental na sociedade são-tomense, num contexto que se caracteriza por ser altamente machista, é esta quem assegura a segurança e o bem-estar da família ainda muito tradicional e conservadora. Neste contexto conceitos como autoconfiança, autoestima e autoconhecimento, capacidades comunicacionais, educação sexual e menstrual, direitos das mulheres, importância da educação superior e de criar objetivos de vida são temas que ficam em segundo plano no dia-a-dia da mulher são-tomense. Trabalhar estas temáticas junto dos/as jovens são-tomenses tem vindo a ser uma necessidade gritante, não só pela elevada taxa de gravidez precoce e abandono escolar que tem vindo a aumentar, mas também pela necessidade de estimular os jovens a desenvolver soft skills e a debater temas que estão na base da sua sociedade. 
 
Como voluntário/a no projeto de Empoderamento Feminino, integrarás uma equipa local que desenvolve formações de empoderamento cívico e feminino no contexto escolar e comunitário. Terás oportunidade de dinamizar sessões formativas e de debate sobre os temas ligados à desigualdade de género e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com e para as jovens são-tomenses. Terás ainda a oportunidade de conhecer o sector social são-tomense que trabalha as questões de género de perto e de mergulhar no seio das comunidades e roças são-tomenses onde o projeto é dinamizado. 
 
Como voluntário/a, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:
 
– vais dar suporte direto a um projeto local que trabalha diretamente com as mulheres e jovens São-Tomenses em contexto escolar e comunitário;
– vais capacitar as jovens são-tomenses e ajudá-las a desenvolver soft skills essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente seguro e de confiança;
– vais contribuir para eliminar as desigualdades e fomentar o diálogo entre géneros;
– imergirás na cultura e no lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.
 
Para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.
 
ODS: #5
 
 
Educação:
 
Como voluntário/a no projeto de Apoio ao Estudo, estarás a contribuir para melhorar um dos sectores mais fragilizados de São Tomé e Príncipe – a educação. As organizações de acolhimento deste projeto têm um papel fundamental para garantir um ensino de melhor qualidade e apoio às famílias de inúmeras crianças depois do período escolar. 
 
A pressão sobre os professores, as infraestruturas e os recursos escolares são enormes em São Tomé e nem sempre os processos de aprendizagem são passados da melhor forma. O apoio escolar depois das aulas tem um papel muito importante na consolidação da aprendizagem, nomeadamente no ensino básico. 
 
Nas organizações locais os voluntários vão dedicar-se ao espaço de apoio ao estudo para crianças entre os 6 e os 12 anos, mas também serão incentivados a participar e dinamizar atividades e ações de cidadania, educação ambiental e literacia, nomeadamente com escolas públicas com as quais as organizações locais colaboram. Todas as dinâmicas e formações de educação não-formal são altamente valorizadas e promovidas neste projeto. 
 
Como voluntário/a no projeto de Apoio ao Estudo, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:
 
– terás um impacto direto na melhoria dos resultados educacionais das crianças e jovens com quem vais trabalhar; 
– ajudarás os alunos a desenvolver capacidades para a vida num ambiente seguro e de confiança;
– vais aprender e conhecer o sistema educacional de São Tomé;
– vais desenvolver capacidades de comunicação bem como ganhar experiência na área do ensino;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.
 
Para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.
 
ODS: #4 


Saúde:
 
O sistema de saúde em São Tomé tem carências conhecidas que passam pela inexistência de materiais médicos, de profissionais de saúde qualificados para prestar serviços de saúde à população envelhecida ou a jovens e adultos com deficiência. Nas organizações locais parceiras deste programa, os voluntários vão dedicar-se ao apoio nas áreas de psicologia, psiquiatria, fisioterapia e terapia ocupacional, dependendo da sua área de interesse.
 
Os voluntários serão alocados a centros de dia, lares, espaços de proteção e reabilitação psicossocial, existindo também a hipótese de prestação de apoio ao domicílio. As tarefas a realizar passam por desenvolver atividades e exercícios de estímulo à autonomia dos utentes, realizar exames de base e diagnósticos, rever e adequar medicação, auxiliar e formar os técnicos das instituições.
 
Os beneficiários serão maioritariamente idosos, assim como jovens e crianças com deficiência.
 
Como voluntário no programa Saúde Comunitária, estarás a contribuir para melhorar a saúde mental e psicomotora da população santomense dando um apoio mais especializado a uma população excluída e vulnerável, contribuindo assim para melhorar o suporte dado pelas instituições de saúde no seio das comunidades de São Tomé.
 
Dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, acrescentando valor às comunidades locais, ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:
 
– terás um impacto direto na melhoria dos serviços de saúde prestados à população mais vulnerável; 
– ajudarás os profissionais de saúde locais a prestar um melhor serviço aos seus utentes; 
– poderás aprender e conhecer o sistema de saúde de São Tomé; 
– terás oportunidade de desenvolver capacidades de comunicação; 
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.
 
Para te candidatares a este projeto do Spirit Experiência deves ter mais de 18 anos, um nível fluente de Português, formação e/ou experiência nas áreas da saúde acima mencionadas, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. Do resto tratamos nós.
 
ODS: #3
 

CALENDÁRIO SPIRIT EXPERIÊNCIA 2023

Basecamp
(2 dias)

1ª edição: 17 e 18 de Junho

2ª edição: 15 e 16 de Julho

Voluntariado em projeto local em São Tomé e Príncipe
(3 semanas)

1ª edição: 7 a 30 de Julho

2ª edição: 4 a 27 de Agosto

Evento de
Celebração Spirit

A confirmar

SPIRIT EXPERIÊNCIA

Summer Edition

Qual o meu investimento?
2000

Pagamento a prestações (2x)

INCLUÍDO

A WACT está disponível para ajustar o plano de pagamentos, caso seja necessário.

* A WACT apenas cobre os voos até ao valor de 1200€. Caso os voos ultrapassem este valor, a diferença será paga pelo voluntário.

** O valor mais elevado da fee advém exclusivamente do preço dos voos

 

COMO ME POSSO INSCREVER E COMO TUDO FUNCIONA?

Preencho a ficha de candidatura com toda a informação necessária.

Realizo uma entrevista para confirmar a minha participação no programa.

Sou contactado por telefone com a confirmação oficial e recebo via email todos os detalhes do programa.

Participo no Basecamp durante 2 dias em formato online.  

Viajo para o país de implementação acompanhado por um membro da equipa WACT. A WACT organiza as viagens, alojamento e outras burocracias. Tenho transporte assegurado do aeroporto para o alojamento.

Participo na sessão de boas-vindas e orientação para o programa.

Inicio a experiência de voluntariado com apoio e acompanhamento do coordenador WACT e equipa local durante todo o programa.

Participo do evento de celebração e partilho com meus colegas todos os momentos do Spirit Experiência, apresentando minha experiência de terreno e o seu impacto a nível pessoal.

candidaturas ABERTAS

Não percas a experiência da tua vida!

segue as nossas redes sociais