SPIRIT EXPERIÊNCIA

TEST YOUR SPIRIT

O QUE É ?

Um programa de voluntariado intercultural, em parceria com organizações locais, durante um período de três semanas. Rico em aprendizagens pessoais e sociais, é direcionado para quem tem espírito de mudança, quer sair da zona de conforto e participar na resolução de problemas identificados por organizações locais, deixando uma marca positiva. Nesta experiência vais adquirir ferramentas essenciais de voluntariado e aprendizagem intercultural e ainda viveres momentos incríveis de partilha e descoberta pessoal!

Desafia-te a sair da zona de conforto! 

O QUE VOU ADQUIRIR ?

APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

BOAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO NÃO ASSISTENCIALISTA

TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ESTRUTURA DA FORMAÇÃO

Neste programa vais fazer parte de um voluntariado internacional em São Tomé e Príncipe com acompanhamento e orientação de um coordenador de campo, em parceria com organizações locais, com foco nas necessidades destas organizações locais e, em segundo plano, nos problemas sociais, que o tornará um verdadeiro Changemaker, desenvolvendo competências pessoais e aprendendo conceitos de impacto social, durante o período de três semanas. Sem dúvida, será uma incrível e única experiência de vida, de partilha e descoberta pessoal! Ao fim do programa, festejamos juntos a tua experiência num super evento de celebração.

PROJETOS INTEGRADOS AO PROGRAMA

Educação Ambiental: 

És um/a defensor/a das causas ambientais e tens interesse em tornar-te um educador ambiental em São Tomé e Príncipe? Então esta oportunidade é para ti. O projeto de Educação Ambiental do Spirit Experiência entra na escolas e organizações locais com dinâmicas, apresentações formativas e projetos que podem mudar o futuro da ilha.

Os resíduos de plástico e outros tipos de lixo acumulam-se diariamente pela ilha verde de São Tomé e são um problema cada vez mais visível e urgente. O aumento do consumo de produtos importados e o deficiente sistema de recolha de lixo têm contribuído muito para isso. Ensinar as crianças acerca da reutilização dos plásticos e outros resíduos, impactos do lixo no ambiente e na nossa saúde, jardinagem e upcycling ajudará a reverter esta tendência e proteger este paraíso no oceano Atlântico.

Como voluntário/a no projeto de Educação Ambiental, serás integrado/a numa organização local de ensino, dando apoio nas atividades diárias e criando micro projetos e atividades sobre reciclagem e upcycling outdoor, sustentabilidade, conservação, jardinagem, entre outros. Precisarás de planear a tua intervenção dentro destas áreas, por isso tem em mente ser criativo, dinâmico e divertido, pois isso ajudará a manter as crianças envolvidas.

Como voluntário/a, terás um papel fulcral na educação e mudança de hábitos destas crianças, ao mesmo tempo que desenvolves competências e adquires ferramentas na medida em que:

– serás um exemplo e ensinarás as crianças a reutilizar os resíduos e valorizar o meio ambiente;
– criarás espaços de experimentação, partilha e aprendizagem;
– irás adquirir competências de comunicação e trabalho em ambiente multicultural;
– ganharás experiência no setor de ensino e da pedagogia;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.

É esperado que os voluntários dediquem cerca de 5 horas diárias ao projeto, e para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.

ODS: #11 #13

Conservação Tartarugas Marinhas

Entusiasmado/a para entrares no mundo da conservação das tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe? 
Esta é a oportunidade para fazeres parte do movimento que tem contribuído para um melhor estado de conservação destas
espécies em vias de extinção, atuando em diversas áreas-chave.

As tartarugas marinhas têm sofrido diversas ameaças humanas, como o consumo e comércio da sua carne e ovos, desenvolvimento da costa, turismo desregulado, perda de habitat, poluição, entre outros. Mas graças ao apoio de diversas entidades e com o envolvimento das comunidades locais, os esforços de conservação e sensibilização têm permitido diminuir consideravelmente
algumas ameaças, alterar comportamentos, e consequentemente reverter o declínio das populações de tartarugas marinhas e melhorar o nível de vida dos membros das comunidades costeiras.

Como voluntário/a no projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas, serás introduzido/a e integrado/a numa organização local que tem tido um papel essencial na conservação e proteção das tartarugas marinhas na Ilha de São Tomé.

Neste projeto o teu principal papel será o de apoiar as equipas locais, nomeadamente a recepção e acompanhamento dos turistas ao longo das atividades de turtle watching;

Contudo, o teu apoio poderá também ser necessário em outras áreas de atuação como:
– monitorização de áreas de desova; 
– sensibilização em escolas e comunidades; 
– suporte ao grupo produtivo de mulheres ex-comerciantes de tartaruga marinha, nomeadamente no controlo qualidade dos produtos, atendimento ao cliente e gestão da loja de artesanato. 

Além destas tarefas o projeto tem outras necessidades de apoio, como em contabilidade, trabalho administrativo ou na área de webdesign, por isso se sentes que tens competências específicas de suporte não hesites em especificar na tua candidatura.

Como voluntário/a, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e terás um papel muito importante, contribuindo para garantir o sucesso do programa de conservação e apoiar as equipas locais, ao mesmo tempo que desenvolves competências e adquires ferramentas na medida em que: 
– contribuirás para o desenvolvimento de um turismo responsável, através da educação e sensibilização e proporcionando uma experiência única aos turistas; 
– ajudarás na recolha de dados e pesquisa de áreas de desova das tartarugas marinhas; 
– contribuirás para a sensibilização e educação da população e para o desenvolvimento de atividades económicas alternativas; 
– ganharás conhecimentos sobre as tartarugas marinhas, a sua biologia, ecologia e a sua importância; 
– ganharás experiência na área da conservação da biodiversidade; 
– terás a oportunidade de aprender com uma equipa de biólogos e especialistas da área;
– terás a oportunidade de integrar uma equipa dinâmica numa organização em constante crescimento no domínio da conservação marinha 
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé. 

Para te candidatares a este projeto do Spirit Experiência nota que deverás ter um nível de Inglês que te permita comunicar bem com os turistas, e estar preparado para algum esforço físico e trabalhar sob condições climáticas adversas. Para além disso, terás alguns horários noturnos e ficarás alojado algumas noites no acampamento do projeto. De resto, basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.

ODS: #14

Apoio ao Estudo:

Como voluntário/a no projeto de Apoio ao Estudo, estarás a contribuir para melhorar um dos sectores mais fragilizados de São Tomé e Príncipe – a educação. As organizações de acolhimento deste projeto têm um papel fundamental para garantir um ensino de melhor qualidade e apoio às famílias de inúmeras crianças depois do período escolar. 

A pressão sobre os professores, as infraestruturas e os recursos escolares são enormes em São Tomé e nem sempre os processos de aprendizagem são passados da melhor forma. O apoio escolar depois das aulas tem um papel muito importante na consolidação da aprendizagem, nomeadamente no ensino básico. 

Nas organizações locais os voluntários vão dedicar-se ao espaço de apoio ao estudo para crianças entre os 6 e os 12 anos, mas também serão incentivados a participar e dinamizar atividades e ações de cidadania, educação ambiental e literacia, nomeadamente com escolas públicas com as quais as organizações locais colaboram. Todas as dinâmicas e formações de educação não-formal são altamente valorizadas e promovidas neste projeto. 

Como voluntário/a no projeto de Apoio ao Estudo, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:

– terás um impacto direto na melhoria dos resultados educacionais das crianças e jovens com quem vais trabalhar; 
– ajudarás os alunos a desenvolver capacidades para a vida num ambiente seguro e de confiança;
– vais aprender e conhecer o sistema educacional de São Tomé;
– vais desenvolver capacidades de comunicação bem como ganhar experiência na área do ensino;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.

Para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.

ODS: #4 

Empoderamento Feminino:


Trabalhar o empoderamento feminino e cívico em São Tomé e Príncipe é fazer parte de uma mudança estrutural e sistémica, basilar para o desenvolvimento do país. Como voluntário, terás a oportunidade de integrar um projeto local que, através da educação informal, pretende tanto desmitificar (pre)conceitos na sociedade são-tomense como enaltecer o poder/valor da mulher. 

A mulher tem um papel fundamental na sociedade são-tomense, num contexto que se caracteriza por ser altamente machista, é esta quem assegura a segurança e o bem-estar da família ainda muito tradicional e conservadora. Neste contexto conceitos como autoconfiança, autoestima e autoconhecimento, capacidades comunicacionais, educação sexual e menstrual, direitos das mulheres, importância da educação superior e de criar objetivos de vida são temas que ficam em segundo plano no dia-a-dia da mulher são-tomense. Trabalhar estas temáticas junto dos/as jovens são-tomenses tem vindo a ser uma necessidade gritante, não só pela elevada taxa de gravidez precoce e abandono escolar que tem vindo a aumentar, mas também pela necessidade de estimular os jovens a desenvolver soft skills e a debater temas que estão na base da sua sociedade. 

Como voluntário/a no projeto de Empoderamento Feminino, integrarás uma equipa local que desenvolve formações de empoderamento cívico e feminino no contexto escolar e comunitário. Terás oportunidade de dinamizar sessões formativas e de debate sobre os temas ligados à desigualdade de género e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com e para as jovens são-tomenses. Terás ainda a oportunidade de conhecer o sector social são-tomense que trabalha as questões de género de perto e de mergulhar no seio das comunidades e roças são-tomenses onde o projeto é dinamizado. 

Como voluntário/a, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:

– vais dar suporte direto a um projeto local que trabalha diretamente com as mulheres e jovens São-Tomenses em contexto escolar e comunitário;
– vais capacitar as jovens são-tomenses e ajudá-las a desenvolver soft skills essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente seguro e de confiança;
– vais contribuir para eliminar as desigualdades e fomentar o diálogo entre géneros;
– imergirás na cultura e no lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.

Para te candidatares a este e outros projetos do Spirit Experiência basta teres mais de 18 anos, teres um nível fluente de Português, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. O resto tratamos nós.

ODS: #5

Fotografia, Comunicação e Multimédia:

Usa as tuas habilidades criativas e digitais para ajudar as organizações locais em São Tomé e Príncipe a aumentarem a sua visibilidade. Se tens conhecimentos técnicos em fotografia, vídeo, comunicação, webdesign e/ou redes sociais, esta é a oportunidade de colocares as tuas competências ao dispor da missão de uma organização social.

Estes tipos de competências são habitualmente inacessíveis à maior parte das ONG sem fins lucrativos. Quando o foco é a sua missão e os seus beneficiários falta tempo, espaço e competências técnicas para fazer um bom trabalho de comunicação e marketing, que muitas vezes tem um grande peso para poderem comunicar adequadamente o seu trabalho e o seu impacto.

Como voluntário/a neste projeto de Fotografia, Comunicação e Multimédia, com experiência no setor das tecnologias criativas e da comunicação, vais estar a ajudar as organizações locais a aumentar o seu alcance e exposição, desenvolver e atualizar sites, participar nas ações de terreno captando os melhores momentos da sua atividade, criando material de comunicação, tirando fotografias e capturando vídeos das suas atividades. Isto tudo ao mesmo tempo que expandes o teu portfólio e aprendes mais sobre as questões sociais e ambientais que São Tomé enfrenta.

As organizações geralmente não têm os recursos necessários disponíveis, por isso seria uma mais-valia trazeres o teu próprio equipamento como computador, software de design (Adobe Creative Suite ou equivalente) e/ou equipamento fotográfico.

Como voluntário/a, dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, e acrescentarás muito valor às comunidades locais ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:

– irás contribuir para aumentar o alcance e o impacto das organizações;
– irás por as tuas competências à disposição das comunidades locais;
– ganharás experiência na tua área;
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.

ODS: #17

Saúde Comunitária:

O sistema de saúde em São Tomé tem carências conhecidas que passam pela inexistência de materiais médicos, de profissionais de saúde qualificados para prestar serviços de saúde à população envelhecida ou a jovens e adultos com deficiência. Nas organizações locais parceiras deste programa, os voluntários vão dedicar-se ao apoio nas áreas de psicologia, psiquiatria, fisioterapia e terapia ocupacional, dependendo da sua área de interesse.

Os voluntários serão alocados a centros de dia, lares, espaços de proteção e reabilitação psicossocial, existindo também a hipótese de prestação de apoio ao domicílio. As tarefas a realizar passam por desenvolver atividades e exercícios de estímulo à autonomia dos utentes, realizar exames de base e diagnósticos, rever e adequar medicação, auxiliar e formar os técnicos das instituições.

Os beneficiários serão maioritariamente idosos, assim como jovens e crianças com deficiência.

Como voluntário no programa Saúde Comunitária, estarás a contribuir para melhorar a saúde mental e psicomotora da população santomense dando um apoio mais especializado a uma população excluída e vulnerável, contribuindo assim para melhorar o suporte dado pelas instituições de saúde no seio das comunidades de São Tomé.

Dedicarás cerca de 5 horas diárias ao projeto, acrescentando valor às comunidades locais, ao mesmo tempo que exponencias as tuas capacidades, na medida em que:

– terás um impacto direto na melhoria dos serviços de saúde prestados à população mais vulnerável; 
– ajudarás os profissionais de saúde locais a prestar um melhor serviço aos seus utentes; 
– poderás aprender e conhecer o sistema de saúde de São Tomé; 
– terás oportunidade de desenvolver capacidades de comunicação; 
– viverás a cultura e o lifestyle Leve-Leve tão característico de São Tomé.

Para te candidatares a este projeto do Spirit Experiência deves ter mais de 18 anos, um nível fluente de Português, formação e/ou experiência nas áreas da saúde acima mencionadas, seres dinâmico e teres muita vontade de fazer a mudança. Do resto tratamos nós.

CALENDÁRIO SPIRIT EXPERIÊNCIA 2023

Basecamp
(2 dias)

1ª edição: 14 e 15 Janeiro 

2ª edição: 11 e 12 Fevereiro 

3ª edição: 15 e 16 Abril 

4ª edição: 14 e 15 Outubro

Voluntariado em projeto local em São Tomé e Príncipe
(3 semanas)

1ª edição: 3 a 24 Fevereiro 

2ª edição: 10 a 31 Março 

3ª edição: 5 a 26 Maio 

4ª edição: 3 a 24 Novembro

Evento de
Celebração Spirit

A confirmar

SPIRIT EXPERIÊNCIA
Qual o meu investimento?
1500€

Pronto pagamento (5% de desconto)
ou
Pagamento a prestações (4x)

INCLUÍDO

A WACT está disponível para ajustar o plano de pagamentos, caso seja necessário.

COMO ME POSSO INSCREVER E COMO TUDO FUNCIONA?

Preencho a ficha de candidatura com toda a informação necessária.

Realizo uma entrevista para confirmar a minha participação no programa.

Sou contactado por telefone com a confirmação oficial e recebo via email todos os detalhes do programa.

Participo no Basecamp durante 2 dias em formato online.  

Viajo para o país de implementação acompanhado por um membro da equipa WACT. A WACT organiza as viagens, alojamento e outras burocracias. Tenho transporte assegurado do aeroporto para o alojamento.

Participo na sessão de boas-vindas e orientação para o programa.

Inicio a experiência de voluntariado com apoio e acompanhamento do coordenador WACT e equipa local durante todo o programa.

Participo do evento de celebração e partilho com meus colegas todos os momentos do Spirit Experiência, apresentando minha experiência de terreno e o seu impacto a nível pessoal.

candidaturas ABERTAS

Não percas a experiência da tua vida!

OUTRAS FORMAÇÕES

segue as nossas redes sociais